conteúdo do menu
conteúdo principal
11/12/2020

Secretaria de Saúde e Assistência Social

Serra permanece na Bandeira Vermelha até 21 de dezembro

Comitê Estratégico do OBSAÚDE Macrosserra não irá recorrer da decisão

COMPARTILHAR NOTÍCIA

A classificação preliminar das regiões do RS, de acordo com as bandeiras determinadas pelo Modelo de Distanciamento Controlado, foi atualizada pelo Governo do Estado nesta sexta-feira, 11 de dezembro. A Macrorregião Serra, da qual Nova Petrópolis faz parte, permanece classificada com a Bandeira Vermelha. O Comitê Estratégico do OBSAÚDE - Observatório Regional da Saúde Macrosserra não apresentará recursos ao Governo Estadual solicitando a reclassificação da Macrorregião Serra para a Bandeira Laranja. Desta forma, Nova Petrópolis segue atendendo aos protocolos da Bandeira Vermelha até 21 de dezembro.

A constante redução de leitos de UTI livres e o aumento de casos de contágio e de internação por coronavírus resultaram na primeira identificação de risco epidemiológico altíssimo desde que o modelo do Distanciamento Controlado foi implementado no RS, em maio. As regiões de Bagé e de Pelotas foram classificadas, nesta sexta-feira, em Bandeira Preta no mapa preliminar da 32ª rodada.

Segundo o Governo do Estado, o momento é de extremo alerta: o Rio Grande do Sul observou aumento em quase todos os indicadores monitorados pela equipe do Distanciamento Controlado. Houve elevação, nos últimos sete dias, de 14% nas hospitalizações por Covid-19 (de 1.174 para 1.338 casos), que alcançou o maior número desde o início do monitoramento.

Também é o número mais elevado de pacientes em UTI, em leitos clínicos e de óbitos. As mortes cresceram 15% nesta semana, chegando a 409 registros. Como resultado, há o menor número de leitos livres (407) no Estado, bem como a menor razão de leitos livres para cada ocupado (0,44), que baixou de 0,5 também pela primeira vez. Por isso, o governo do Estado reforça a necessidade de a população seguir os protocolos e as regras sanitárias estabelecidas pelo Modelo de Distanciamento Controlado.

A Administração Municipal reforça o apelo para que toda comunidade intensifique os cuidados preventivos contra a propagação do novo coronavírus, como uso de máscaras, distanciamento social, etiqueta respiratória e higienização frequente das mãos. A colaboração de todos é fundamental para a manutenção da Região na Bandeira Laranja.

Para mais notícias sobre Nova Petrópolis acesse o site oficial do Município, www.novapetropolis.rs.gov.br. Saiba mais sobre o turismo de Nova Petrópolis em turismo.novapetropolis.rs.gov.br. Na página oficial do facebook da Prefeitura de Nova Petrópolis, facebook.com/novapetropolisrs, encontre informações atualizadas, fotos e vídeos das ações realizadas pela Administração Municipal. Siga Nova Petrópolis no Instagram @prefeituranovapetropolis e no Twitter @prefeituranp.

 

Outras Notícias