conteúdo do menu
conteúdo principal
18/04/2013

Secretaria de Administração

Soberanas do Folclore Alemão serão eleitas

...

COMPARTILHAR NOTÍCIA

 

A 26ª Edição do Baile de escolha das soberanas do Folclore Alemão 2013-2014 acontecerá no dia 27 de abril, com início às 20h, na Associação Cultural e Esportiva Concórdia- Linha Imperial. Seis candidatas concorrem ao título: Josiane Aline Burzlaff representa o Lustige Volkstanzgruppe Bergtal, de São José do Caí, Cristine Seefeld, representante do grupo Sonnenschein- Linha Brasil/Linha Araripe; Elisângela Vociechoski, representante do Volkstanzgruppe Edelstein da Fazenda Pirajá; Andréia Cristiane Raimann, candidata do Bohmerlandtanzgruppe Linha Imperial; Jaqueline Beatriz Schaefer, representante do grupo Internacional do centro, e, Fernanda Auler representando o grupo Volkstanzgruppe Freundschaftskreis, da Vila Olinda. Os quesitos de avaliação dos jurados serão; histórico do traje que está usando, cultura local, história do evento; turismo local; língua alemã. Serão atribuídas notas para beleza, dança e microfone. Após a escolha da rainha e princesas do Folclore Alemão, às 22h, inicia o Baile com a Banda Happy Brass. Os ingressos já estão sendo vendidos no valor de R$ 20 com a janta e R$ 12 sem janta, no Parque Aldeia do Imigrante, Gabituê Flores, Bar do Ronei, ou com integrantes dos grupos folclóricos.
 A representante do grupo Lustige Volkstanzgruppe Bergtal, Josiane Aline Burzlaff, filha de Normélio Lauri Burzlaff e Claidi Mielke Burzlaff, dança do grupo há 13 anos. Atualmente é coordenadora da categoria infantil de dança e é também secretária do grupo. De acordo com a candidata, ser uma das participantes da escolha é uma experiência única. “Conhecer a história dos colonizadores da nossa cidade, do grupo e traje,” ressaltou. O traje que a candidata usará será da região da Pomerânia, onde através de pesquisas feitas na localidade, a região de São José do Caí foi colonizada por imigrantes desta cidade de Belbuck, Pomerânia Oriental, hoje pertencente à Polônia. Os habitantes colonos eram muito ricos. Essa riqueza era traduzida em seus trajes, o vermelho lembra o amor, a vida, as camisas e o avental são feitos de algodão, não podendo ser um tecido brilhoso, isto faz parte da tradição. Também é considerado um traje de gala, ainda hoje usado nesta região para ir às festas, igreja, casamentos, mas principalmente pelos grupos folclóricos.
A candidata do grupo de Danças Folclóricas Sonnenschein de Linha Brasil/ Linha Araripe, Cristine Seefeld, filha de Celso Eduardo Seefeld e Tania Stahl Seefeld, ingressou no grupo em 1998, na qual pertence até hoje. É integrante do Coro Meninas Cantoras de Nova Petrópolis, onde participaram de diversos festivais, encontros de coros. Também foi integrante do elenco que fez parte da Epopéia dos Imigrantes, peça apresentada em 2012 durante o Festival Internacional do Folclore daquele ano, que apresentou a vinda dos imigrantes alemães para Nova Petrópolis. O traje feminino usado na região Bohmerwald, se carateriza pelas riquezas dos tecidos e a quantidade de panos das saias. O traje feminino do grupo Sonnenschein foi confeccionado com tecidos, botões e fechos trazidos da Alemanha. 
 
 O grupo de Danças Folclóricas Internacional-Sede estará representado pela candidata Jaqueline Beatriz Schaefer, 16 anos, é filha de Ricardo Schaefer e Alice Zummach. Atualmente a candidata é estudante do ensino médio, no Colégio Estadual Padre Werner. É integrante do Grupo de Danças Folclóricas Internacional de Nova Petrópolis da sede. O traje usado representa Érto de Hannover, Hamurg e Braunschweig norte da Alemanha. A saia vermelha, o colete preto era uma peça bem colada no corpo feminino. O chale é preto podendo-se optar pela cor do bordado de flores, branco ou colorido, o avental é de linho listrado. Sendo que este traje não era usado no dia-a-dia e sim nas festas. De acordo com a candidata Jaqueline Beatriz Schaefer, pelo traje que esta vestindo pode-se observar que naquela época já havia grande preocupação de vestir-se bem na Europa. “Gosto muito do meu traje, porque ele é bonito e me sinto bem com ele, representando a região norte da Alemanha, cidade de Nenndorf,” ressaltou.
 
 

 

 


Fonte:

Outras Notícias