conteúdo do menu
conteúdo principal
17/11/2023

Secretaria de Educação, Cultura e Desporto

Trabalho da Escola Luiz Loeser é destaque no Salão UFRGS Jovem

No total, três trabalhos da escola da Vila Olinda participaram do evento de iniciação científica, em Porto Alegre

COMPARTILHAR NOTÍCIA

Um trabalho desenvolvido por estudantes da Escola Municipal de Ensino Fundamental Luiz Loeser, da Vila Olinda, sobre o extinto tubarão Megalodonte, foi destaque da categoria Ciências da Natureza, entre as apresentações do turno da tarde do dia 9 de novembro, no Salão UFRGS Jovem. O evento é promovido pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul e reuniu trabalhos de escolas de todo o estado e de Santa Catarina. Outros dois trabalhos da Escola Luiz Loeser também foram expostos durante a programação e estarão nos materiais publicados do evento.

O Salão UFRGS Jovem é um evento com finalidade científica, tecnológica e cultural, que tem o objetivo de promover a integração entre os estudantes e a comunidade, a partir da exposição de pesquisas conduzidas em sala de aula. Os trabalhos levados pela escola de Nova Petrópolis começaram a ser construídos no início deste ano letivo e também foram apresentados em mostra interna e municipal da cidade e na Mostratec em Novo Hamburgo.

O trabalho sobre o tubarão Megalodonte, premiado com destaque na categoria Ciências da Natureza, foi desenvolvido pelos estudantes Ana Cecília Benvenutti, Luana Zang Mota, Luiza Kirschner Einsfeld Ely, Rafaela Maurer Wedig e Janaine Lösch Ferreira do 6º ano da Escola Luiz Loeser, com acompanhamento das professoras Maria Dolores Viana e Egly Ribeiro, e validação pela professora Diamar Ruoso. O animal retratado na pesquisa é de uma espécie de tubarões gigantes, já extinta há milhares de anos, e conhecida pelo formato e tamanho dos dentes e da mandíbula.

Além do projeto premiado, outros dois também foram selecionados pelos avaliadores do evento para participar da etapa de apresentação oral, sendo o dos alunos Anahi Roberta Metz, Dafny Eduarda Metz, Edson Mateus dos Santos e Thiago Samuel Link, do 9º ano, que abordou o Transtorno do Espectro Autista, e a proposta dos estudantes Dominique Ruoso Kleinpaul, Maria Eduarda Rüchel e Rafaela Malheiros, do 7º ano, que tratou sobre a vida de Anne Frank em meio ao holocausto e os preconceitos étnico-raciais e religiosos.

 

Crédito das fotos: Divulgação/Comunicação PMNP

Outras Notícias