conteúdo do menu
conteúdo principal
01/04/2013

Secretaria da Fazenda

Tradições de Páscoa no Parque do Imigrante

COMPARTILHAR NOTÍCIA
Durante a “Magia da Páscoa”, evento realizado pela Secretaria Municipal do Turismo e Associação de Bandas e Conjuntos, com apoio de Banco do Brasil, Cooperativa Piá e Casa Cooperativa de Nova Petrópolis, as tradições de ornamentar bolachas, depositar amendoim em cascas de ovos e descobrir onde estão os ninhos de chocolate não foram esquecidas. No Parque do Imigrante, o “Resgate da Páscoa”, realizado ao longo da semana, e o “Rastro do Coelho”, que aconteceu na manhã de sábado (30), fez cerca de 150 crianças vivenciarem o espírito da páscoa.
Bolachas pintadas e ovos com amendoim
A “Magia da Páscoa” não tem esse nome à toa. O intuito dos organizadores era justamente realizar um evento onde existisse toda a magia dessa época. Uma das práticas mais comuns da páscoa são as bolachas pintadas e os ovos coloridos cheios de amendoim doce. Na Aldeia Histórica, nas tardes de terça (26), quarta (27) e quinta (28), crianças tiveram a oportunidade de enfeitar bolachas, encher cascas coloridades de ovos com amendoin doce e ainda levar tudo isso para casa.
“Foi importante trazerem de volta essa atividade. Ficamos contentes em fazer isso, pois esses valores da páscoa não podem ser perdidos”, disse Diva Hillebrandt, de 66 anos, que trabalha no parque há 12 anos e foi uma das coordenadoras do “Resgate da Páscoa”. Segundo a dona de casa Luana Thais Simon, de 18 anos, que levou o filho Gustavo Simon Schenkel, de 2 anos, a atividade foi muito proveitosa, “O Gustavo aproveitou. Se divertiu fazendo os doces”, disse.
A atividade, oferecida a crianças de até 10 anos de idade, ao custo de R$ 3,00, além de mostrar aos mais novos um costume da época de páscoa, também deixou vários adultos curiosos. Turistas que presenciaram a atividade perguntavam sobre a tradição que o “Resgate da Páscoa” mostrava. A páscoa é uma época repleta de simbolismos e tradições, outra delas é procurar pelos ovos de chocolate.
Caça ao ninho do coelho
Uma tradição que não podia ficar de fora da “Magia da Páscoa” era a busca pelos ninhos de ovos de chocolate. Às 10h da manhã de sábado, 30 de março, véspera de Páscoa, o Parque do Imigrante estava infestado de pequenos desbravadores, dispostos a encontrar os 15 ovos de chocolate do “Rastro do Coelho”.
A atividade, gratuita para crianças de até 10 anos, durou cerca de meia hora, as crianças foram rápidas e encontraram logo os ovos de chocolate. A trupe da peça “O Coelho que não acreditava na Páscoa” animou a caça ao ninho com música e distribuição de chocolates. Os pais ficaram apenas na expectativa, incentivando e torcendo enquanto seus filhos examinavam cada canto do Parque do Imigrante.
Para Everton Augusto Loeser, de 10 anos, procurar pelos ovos de chocolate foi um desafio, “Consegui encontrar um dos ovos. Espero que sempre tenha essa caça ao ninho, acho bem legal”, disse. De acordo com o Secretário de Turismo, Daniel Camargo, a “Magia da Páscoa” foi toda pensada no sentido de manter vivo o sentido da Páscoa, “Quando fizemos esse evento, pensamos em mostrar os valores da Páscoa, especialmente para as crianças”, disse.
Páscoa Mágica
A “Magia da Páscoa”, que durou de 22 a 31 de março, teve uma programação repleta de atividades lúdicas. Além do “Resgate da Páscoa” e do “Rastro do Coelho”, o evento contou com a peça teatral “O Coelho que não acreditava na Páscoa” de Ronald Radde. Quem passou pela Rua Coberta durante o evento também pôde aproveitar a “Feira do Chocolate”. A decoração chamou a atenção, com coelhos e ovos coloridos gigantes espalhados pela cidade. A “Magia da Páscoa” foi um evento feito para que ninguém se esqueça do sentido dessa época do ano. Além dos chocolates e brincadeiras, é uma época de reflexão e religiosidade.

Fonte:

Outras Notícias